sábado, 11 de agosto de 2007


Sobre Flávio Koutzii



Quem tem a oportunidade - e o privilégio! - de conhecer e conviver politicamente com o Deputado Flávio Koutzii, líder da Bancada do PT na Assembléia Legislativa do RS, certamente não se surpreendeu com o teor da entrevista publicada sábado passado no jornal Zero Hora, abordando o difícil - mas necessário! - tema da crise do PT e dos rumos do partido (e do Governo Lula), alguns dos fortes motivos que o levaram decidir a não concorrer a mais um mandato como deputado estadual.

Flávio Koutzii, ao contrário do que pensaram (mal) alguns apressados, não está 'abandonando' a política. Continuará militando como Dirigente estadual e nacional do PT. Continuará a luta em outras frentes - que não o parlamento; aliás, como tem feito ao longo destes 43 anos de militância ativa e exemplar. Com sua doação, sua franqueza, sua sensibilidade apurada; contundente - quando necessário; com sua lúcida indignação, sua determinação revolucionária de continuar combatendo pois, como dizia o poeta Fernando Pessoa: "navegar é preciso..."! E a luta tem vários 'fronts', que Flávio, com certeza, continuará ocupando ... com a dedicação e o brilhantismo que lhe é peculiar.

Flávio Koutzii é, sem exageros, uma das pessoas que Bertold Brecht chamaria de "imprescindível": sua história, sua coerência, sua lucidez e coragem política estão aí para atestar o que afirmamos.

Não por acaso, o companheiro Pilla Vares, com rara felicidade, sintetizou essas - e muitas outras- qualidades suas no artigo que escreveu nesta última terça-feira, para o mesmo jornal, que tomamos a liberdade de publicar neste Blog, assim como a íntegra da citada entrevista.

(Escrito para o 'Blog do Júlio Garcia', Porto Alegre, 2006)

Nenhum comentário: